Guia do Calouro

Bem-vind@ ao Centro de Informática da UFPE!

Nós preparamos este pequeno material para guiar seus primeiros passos aqui no CIn. Aqui você encontrará informações básicas sobre o Centro e seu funcionamento e também vai aprender onde buscar informações mais específicas sobre cada assunto.


Esperamos que você possa aproveitar o máximo dessa jornada acadêmica. Vamos lá?

Sobre o CIn

O Centro de Informática da UFPE é um dos mais renomados centros de ensino e pesquisa em computação do Brasil e da América Latina, formador de profissionais qualificados e de excelência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil e do mundo. É uma instituição fundamental para o crescente mercado de tecnologia, que estimula a criatividade de seus alunos e busca constantemente soluções inovadoras para o cotidiano de pessoas e empresas.


Para saber mais sobre o CIn, acesse o site.


No site você também pode descobrir um pouquinho mais sobre tudo que o CIn tem a oferecer e também acompanhar as últimas notícias do Centro. Navegue e explore!

Siga-nos também nas nossas redes sociais:


Instagram: @cinufpe | Twitter: @cinufpe | Facebook: /CInUFPEOficial


Youtube: /cinufpeoficial | Linkedin: Centro de Informática UFPE | Medium: @cinufpe

Estrutura Administrativa

O CIn-UFPE conta com Diretoria, Coordenações, Gerências e Secretarias, além da Gestão Predial, Suporte, Oficina e Assessoria de Comunicação.

Para saber quais são todos os setores do Centro e seus contatos de email, acesse

Mas quem procurar em cada ocasião?


Questões sobre matrículas, documentos, assinaturas e demais assuntos relacionados ao seu curso: procure a Secretaria de Graduação


Questões sobre e-mail institucional, login e senha, crachá pessoal e demais assuntos relacionados à sistemas de informação e computadores: procure o Helpdesk


Questões sobre o processo de ensino-aprendizagem, apoio e orientação pedagógica e assuntos afins: procure o SEAP no e-mail seap@cin.ufpe.br


Questões sobre danos na estrutura física, falta de água ou energia, problemas de limpeza dos ambientes e demais assuntos relacionados à infraestrutura: procure a Gerência de Infraestrutura


Questões sobre eventos, divulgações, notícias e demais assuntos relacionados à comunicação interna e externa: procure a Assessoria de Comunicação



Estes são os principais setores de interesse direto dos alunos de graduação do CIn-UFPE. Em caso de outras necessidades, veja a lista completa dos contatos do CIn aqui.

Matrícula

A matrícula dos calouros da UFPE é feita automaticamente pela secretaria do curso nas disciplinas do primeiro período. Não precisa se preocupar com isso. Nos demais semestres, a responsabilidade pela matrícula, trancamento ou matrícula vínculo será do aluno, através do Sig@.

E-mail institucional do CIn-UFPE

Atenção aqui! Todos os alunos do CIn recebem o e-mail institucional ao entrarem no centro. Ele será enviado para o seu email pessoal, junto com as instruções de senha.

A sua conta @cin.ufpe.br é muito importante. Ela será o meio de comunicação oficial entre os membros do centro para recebimento de comunicados e notícias, para entrar nas salas de aula virtuais (classroom), para participar das listas de discussão com os demais alunos etc. Então, é fundamental que todos acessem o e-mail institucional do CIn frequentemente.

Atenção! Não confundir o e-mail institucional do CIn com o da UFPE (@ufpe.br). São contas diferentes e independentes. Dentro do CIn, atente sempre ao uso da conta do CIn (@cin.ufpe.br).


ATENÇÃO: o aluno NÃO deve usar o email institucional do CIn para questões pessoais (guardar informações e arquivos, cadastros em outras plataformas etc.) pois este email será desativado quando o vínculo do aluno com o CIn for encerrado.

Login CIn-UFPE

Além do e-mail institucional, os alunos do CIn precisam criar o seu login institucional, que permite o acesso dos alunos aos serviços de TI do Centro, como acesso aos computadores dos laboratórios, impressão, wifi, VPN etc.

Após acessar seu e-mail do CIn, você encontrará na caixa de entrada uma mensagem enviada por accounts@cin.ufpe.br com seu login de rede e instruções para definição da senha de rede.

Crachá pessoal

Todo aluno do CIn recebe o seu crachá pessoal ao ingressar no Centro. Ele é de uso pessoal (não pode ser usado por terceiros) é obrigatório, pois é sua identificação como aluno do CIn. Ele também é a "chave" para a entrada no Centro (através da aproximação na catraca de acesso) e alguns ambientes internos, como os laboratórios, só podem ser acessados com o crachá.

Para solicitar a primeira via do crachá, o aluno deve seguir as instruções contidas aqui

SIG@

O Sistema de Informação e Gestão Acadêmica (SIG@) permite ao aluno acessar informações relativas à vida acadêmica. É por meio do SIG@ que o estudante efetua matrícula, modificação de matrícula, trancamento de semestre, matrícula vínculo, avaliação do docente e tem acesso às notas e demais informações de desempenho acadêmico.

Ao acessar o sistema (https://siga.ufpe.br/ufpe/) pela primeira vez, o aluno deve clicar em "Solicitar Acesso" e seguir com as orientações da tela; caso tenha esquecido a senha, é preciso solicitar o desbloqueio junto à secretaria de graduação (secgrad@cin.ufpe.br) e, após ser comunicado sobre o desbloqueio, repetir o mesmo procedimento para efetuar a troca da senha.

ID UFPE

A UFPE ID é uma conta integrada para acesso aos serviços de tecnologia da informação e comunicação da UFPE. É por meio dessa conta que, no âmbito da UFPE, o aluno terá acesso aos recursos educacionais do Google contratados pela universidade (Classroom, Meet, Jamboard etc.), bem como acesso às plataformas de acervo digital, entre outros serviços.

Uso dos laboratórios

O uso dos laboratórios de graduação é liberado para todos através do crachá. Para os demais laboratórios, é necessário estar vinculado a algum projeto de pesquisa ou participar de um edital de seleção.

O laboratório de hardware localiza-se na sala C007 e é necessário o acompanhamento de monitores.

Atenção:

É proibido jogar nos laboratórios, exceto nos casos em que o jogo faz parte das atividades das disciplinas do CIn;

É proibido consumir quaisquer alimentos/bebidas nos laboratórios;

É proibido usar a opção “Lock” nas máquinas dos laboratórios;

É proibido executar aplicações que dificultem a utilização da rede de computadores do CIn;

É proibido desconectar cabos de rede, monitores e demais acessórios;

É proibido passar o Login e Senha para terceiros.

Uso das impressoras

As impressoras de uso geral (para toda a comunidade do CIn) encontram-se no laboratório de pós-graduação (sala C015), localizadas no térreo do Bloco C. Todos os alunos do CIn recebem cotas para impressão. Para saber mais sobre uso das impressoras e cotas de impressão, acesse a página do Helpdesk.

Copa e área para alimentação




O CIn possui duas copas para alimentação: uma está localizada no térreo do bloco B e a outra no mezanino do bloco E. Ambas são equipadas com geladeira, pia, microondas, mesas e cadeiras. A área também pode ser usada para estudo, no entanto deve-se respeitar o horário das refeições. Ao usá-las, atente-se às regras de utilização que estão sinalizadas no local.

O CIn não possui cantinas ou restaurantes dentro de sua estrutura, mas há opções de lugares próximos para a compra de refeições, como: cantina da Área II, Restaurante do IFPE e vários restaurantes na rua Acdo. Hélio Ramos etc.

Biblioteca

A UFPE oferece, por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UFPE), o acesso remoto a e-books e ferramentas para pesquisa aos estudantes. Para conhecer os recursos disponíveis e saber como ter acesso às plataformas, acesse

Acesso às salas de aula virtuais

O acesso às salas virtuais será realizado via código cadastrado no Siga por disciplina. Nomes dos professores e horários das aulas podem ser consultados na página da Secretaria de Graduação.

É importante salientar que, de forma geral, as disciplinas ofertadas pelo CIn exigem o acesso por meio da conta CIn (usuário@cin.ufpe.br). Já as disciplinas ofertadas por órgãos externos ao CIn (ex: Área II), o acesso será realizado através do login UFPE ID (usuario@ufpe.br).

Apoio ao estudante

A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (PROAES) é a instância da universidade responsável pela Política de Assistência Estudantil da UFPE. Para conhecer as ações e programas de inclusão social, acesse


A inclusão digital consiste no empréstimo de equipamentos eletrônicos por meio do Pergamum e no fornecimento de pacote de dados móveis da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sob responsabilidade da PROAES. Atualmente, o benefício se dá por demanda de fluxo contínuo. Os critérios para participação e o formulário de inscrição podem ser consultados no edital de inclusão digital.


O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), vinculado ao Departamento de Psicologia, oferece a Escuta Online Pontual durante a pandemia. Para ter acesso ao serviço é necessário preencher o formulário.


O Núcleo de Telessaúde do Centro de Ciências Médicas da UFPE disponibiliza atendimento nas especialidades “Acolhimento Psicológico” e “Covid-19 e gripe”, por meio da sua clínica virtual.


O Grupo de Acolhimento do CIn realiza a escuta solidária e desenvolve ações voltadas para saúde mental. O serviço está disponível de segunda à sexta e o agendamento é solicitado por e-mail: acolhimento@cin.ufpe.br.


O Núcleo de Acessibilidade (NACE) tem por finalidade apoiar os estudantes com deficiência, mobilidade reduzida, transtorno funcional específico da aprendizagem, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação. E-mail: nucleodeacessibilidade@ufpe.br.

Oportunidades e Grupos extracurriculares

A experiência acadêmica vai muito além da sala de aula. O CIn conta com várias oportunidades, como as de Iniciação Científica (para você aprender a pesquisar e inovar) e Monitoria (para você ter uma experiência de ensino), e vários grupos extracurriculares que os alunos podem fazer parte. Temos o Cintia, grupo de mulheres do CIn; o PET, programa de educação tutorial; o Citi, empresa júnior; o RobôCIn, grupo de robótica; o grupo da Maratona de Programação e dezenas de grupos de pesquisa e projetos de cooperação com empresas. Informe-se e participe! Mas lembre-se, tudo tem seu tempo. Tentar fazer muitas atividades ao mesmo tempo vai atrapalhar seu desempenho do curso, que é essencial para você ir mais longe na sua carreira.

Encerramento

Essas são as informações essenciais para você, calouro, que está tendo o primeiro contato com o Centro de Informática da UFPE. Mas há muito mais que você precisa saber para aproveitar ao máximo a experiência de ser um aluno CIn.

Para informações mais completas e detalhadas, você pode consultar o Manual de Sobrevivência do PET. Além disso, você pode navegar no nosso site e acompanhar nossas redes sociais. Aproveite tudo que o CIn oferece: se informe, interaja, participe. Sua jornada está só começando!